Conheça Quais São As 10 Drogas Mais Usadas no Brasil

Clínicas Recuperação
4 min readMay 10, 2023
Conheça Quais São As 10 Drogas Mais Usadas no Brasil

Neste artigo você conhecerá quais são as 10 Drogas Mais Usadas no Brasil, quais os tipos de drogas existentes, o que estas drogas fazem no organismo do usuário, o vício e os tratamentos para que é dependente em drogas.

O consumo de drogas é um problema de saúde pública em todo o mundo, e o Brasil não é exceção. De acordo com o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) de 2019, cerca de 9,5% da população brasileira entre 12 e 65 anos já consumiu drogas ilícitas pelo menos uma vez na vida. Além disso, o mesmo levantamento apontou que o uso de drogas lícitas, como álcool e tabaco, é ainda mais comum entre a população brasileira.

Os Tipos de Drogas mais Usadas

Antes de listar as 10 drogas mais usadas no Brasil, é importante entender os diferentes tipos de drogas existentes. As drogas podem ser classificadas em três categorias: drogas naturais, drogas sintéticas e drogas semissintéticas.

Drogas naturais são aquelas encontradas na natureza, como Maconha, Cocaína, Crack, ópio, entre outras. Essas drogas são extraídas de plantas e animais e, por isso, são consideradas drogas naturais.

Drogas sintéticas são drogas criadas em laboratório, como Ecstasy, LSD, Metanfetamina, entre outras. Essas drogas são produzidas a partir de substâncias químicas, e por isso são conhecidas como drogas sintéticas.

Drogas semissintéticas são drogas que combinam elementos naturais e sintéticos, como Heroína, Morfina e Metadona. Essas drogas são produzidas a partir de substâncias naturais, mas passam por um processo químico para serem transformadas em drogas mais potentes.

Quais São as 10 Drogas Mais Usadas no Brasil

Quais São as 10 Drogas Mais Usadas no Brasil

As drogas mais usadas pelos brasileiros variam entre drogas lícitas e ilícitas. Veja a seguir as 10 drogas mais usadas no no Brasil:

Drogas lícitas:

- Álcool: De acordo com dados do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD), o álcool é a droga mais consumida no Brasil. Cerca de 67% da população já experimentou a substância e 46,3% consumiram nos últimos 12 meses.

- Tabaco: O cigarro é a segunda droga mais consumida no Brasil, sendo responsável por cerca de 200 mil mortes por ano. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 14% dos brasileiros fumam.

- Medicamentos: O uso indevido de medicamentos também é um problema grave no país. Dados da Fiocruz indicam que mais de 5 milhões de pessoas já fizeram uso de tranquilizantes sem prescrição médica. Alguns dos medicamentos mais usados de forma indevida no Brasil incluem benzodiazepínicos, como o clonazepam e o diazepam, que são tranquilizantes usados para tratar ansiedade e insônia, e opioides, como a codeína e a morfina, que são usados como analgésicos. Além disso, estimulantes como as anfetaminas e a metilfenidato, utilizados para tratar transtornos como TDAH, também são usados de forma indevida como drogas recreativas.

Drogas ilícitas:

- Maconha: A maconha é a droga ilícita mais consumida no Brasil, segundo dados do LENAD. Cerca de 17,1 milhões de brasileiros já experimentaram a substância.

- Cocaína: A cocaína é a segunda droga ilícita mais consumida no Brasil. Cerca de 3 milhões de brasileiros já experimentaram a substância, de acordo com dados do LENAD.

- Crack: O crack é uma droga derivada da cocaína e é altamente viciante. O uso do crack é responsável por diversos problemas sociais, como violência, criminalidade e aumento da vulnerabilidade social. Cerca de 1,4% dos brasileiros já experimentaram a substância.

- Ecstasy: O ecstasy é uma droga sintética que atua como estimulante e alucinógeno. Cerca de 1,3% dos brasileiros já experimentaram a substância, de acordo com dados do LENAD.

- Oxi: O oxi é uma droga derivada da cocaína e é altamente viciante. O uso do oxi é responsável por diversos problemas sociais, como violência, criminalidade e aumento da vulnerabilidade social. Cerca de 0,6% dos brasileiros já experimentaram a substância, segundo dados do LENAD.

- LSD: O LSD é uma droga alucinógena que altera a percepção sensorial e pode causar efeitos psicológicos intensos. Cerca de 0,4% dos brasileiros já experimentaram a substância, de acordo com dados do LENAD.

- Heroína: A heroína é uma droga altamente viciante e perigosa. É derivada do ópio e causa efeitos intensos de euforia e sedação. Cerca de 0,1% dos brasileiros já experimentaram a substância, de acordo com dados do LENAD.

Artigo Completo em https://clinicasrecuperacao.com/blog/conheca-as-10-drogas-mais-usadas-no-brasil/

Leia Também:
>> Dependência de Crack: Sintomas, Efeitos e Tratamentos — Tudo o que você precisa saber!
>> Cocaína: O Que Fazer se a Pessoa se Recusa a Buscar Ajuda?
>> O Que é Alcoolismo e Qual o Melhor Tratamento para Alcoólatras
>> Dependência Química: O que é, Tipos, Sintomas e Tratamentos

--

--

Clínicas Recuperação
0 Followers

Clínica de Recuperação para Dependente Químico e Alcoólatra. Internação Involuntária e Tratamento com Ibogaína. https://clinicasrecuperacao.com